Quando trocar o óleo lubrificante antes do prazo
14/07/2016É errado acreditar que o óleo lubrificante de um carro mesmo que passe a maior parte do tempo encostado na garagem, não tem a necessidade de ser trocado antes de completar a quilometragem proposta pelo fabricante do produto!
O problema é que embora a quilometragem esteja longe de ser atingida, o fato do carro não ser movimentado frequentemente, faz o lubrificante perder as propriedades a que foi destinado que é justamente manter a suavidade no motor evitando o atrito entre as partes metálicas.
Muita gente pode se perguntar então, e quanto as embalagens fechadas nas lojas ou postos especializados que ficam por meses ou anos estocadas, porque não perdem a validade?
Acontece que as embalagens de lubrificantes enquanto não são abertas, mantêm o produto inalterado já que não entrou em contato com o ar, e nem com as peças metálicas dentro do motor, nesse caso, a única data de validade será exatamente a impressa na embalagem.
Claro que mesmo assim, as embalagens mantidas em estoque devem estar longe da umidade para não criar nenhum tipo de bolor na embalagem, caso contrário o produto também pode deteriorar antes mesmo de ser utilizado, por isso, observe sempre a condição das embalagens antes do frentista abastecer o motor de seu veículo.
Em casos de veículos estacionados na garagem há muito tempo, é recomendado que seja feita a troca de óleo há cada 6 meses, essa é a melhor maneira de deixar o motor em condições de rodar sem que apresente possíveis problemas, pois, o óleo pode ressecar e acaba perdendo as propriedades de viscosidade, além de forçar o motor a trabalhar fora das especificações, causando a perda de potência e superaquecimento.
É bom frisar que normalmente um veículo leve consome de 300 a 500ml de óleo a cada 1000 km, principalmente pelas folgas do motor e pela queima parcial na câmara de combustão, por isso, o ideal é verificar o nível do óleo sempre que abastecer, assim, como a troca deve acontecer a cada 5 mil km ou a cada 6 meses.
Outras situações podem exigir verificações constantes no nível do óleo, já que pode baixar rapidamente conforme mostrado abaixo, confira:
- Veículos que usam reboque;
- Veículos que sempre trafegam com capacidade máxima;
- Trafegam por estradas de terra com muita poeira;
- Trafegam muito tempo em marcha lenta no trânsito pesado diariamente;
- São usados somente em trajetos curtos, inferiores a 6 km, isto impede o correto aquecimento do motor;
- Permanecem parados mais de 6 meses;
O melhor momento para checar o nível do óleo é pela manhã, antes de ligar o carro. Caso o nível esteja abaixo da marca, solicite no posto que complete somente o necessário. Assegure-se de não colocar demais, senão pode causar um falso vazamento no motor.
Uma dica é ter na garagem uma lata de óleo lubrificante para que você mesmo complete, assim, pode ir no posto apenas para abastecer, e assegure-se de não misturar ao mesmo tempo óleos de marcas diferentes no motor, já que as fórmulas não são iguais, e isso, com o tempo pode causar corrosão.
Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
[…] um dos principais itens de manutenção que você deve sempre ter em mente. Faça a troca no prazo recomendado pelo fabricante, especialmente nos motores com refrigeração a ar. Sabendo que o óleo tem a tarefa de […]
[…] que for usar a moto no fim de semana, antes de ligá-la é preciso verificar o nível do óleo, e para o caso de moto de garagem que roda pouquíssimo, é bom lembrar que embora o limite da […]