Todo mundo sabe que existem 3 tipos de óleo automotivos (mineral, semi-sintético e sintético). Entretanto, são poucas pessoas que sabem qual a real diferença entre eles. Curiosamente, é exatamente a composição de cada óleo que tornam eles diferente entre si!
Existem dois componentes principais em todo óleo lubrificante: o óleo de base (muitas vezes chamado de basestock) e os aditivos. (OBS: não confundir com óleo combustível).
Óleo lubrificante é composto essencialmente pelo basestock, sendo constituído por inúmeros tipos de hidrocarbonetos de cadeia longa (alifáticos e aromáticos, de 15 a 50 carbonos), aditivos de lubrificação, alguns metais (alumínio, bário, fósforo, zinco e arsênico, dentre outros) e outros diversos compostos orgânicos e inorgânicos variados (sendo alguns bem tóxicos como benzeno, tolueno, xileno e etilbenzeno).
Os hidrocarbonetos são as moléculas que dão a propriedade lubrificante ao óleo é é constituído por cadeias de átomos de carbono e hidrogênio ligados em série, quanto maior a cadeia de carbono, mais o óleo é viscoso/sólido
Os aditivos melhoram ainda mais as qualidades positivas e procuram minimizar as características negativas que possam existir num determinado basestock. Os principais aditivos utilizados são: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade e agentes de extrema pressão. O óleo mineral segue exatamente esse conceito.
- Óleo Mineral
O óleo mineral é refinado do petróleo bruto, extraído de poços naturais subterrâneos e têm sido utilizado como lubrificante desde o desenvolvimento dos primeiros veículos automotores, no começo do século XX . Depois que o óleo é recuperado, são realizadas várias etapas de purificação no refino para melhorar sua qualidades de lubrificação. Normalmente apresenta muito mais elemento contaminantes que o sintético e o semi-sintético.
- Óleos Sintéticos
Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, tanto de base mineral como base vegetal, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.
- Óleos Semi-sintéticos
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.